Como criar um Viral – A receita do Bolo

“Psicólogos já diziam, crie um viral e fique rico” – Luís Faria… sim eu sei este sou eu, e porém não sou psicólogo… haha, (risos)

Introdução ao tema

O efeito viral, é conhecido pelo seu alcance e por ser muito difícil de atingir, mas será mesmo difícil assim, bem eu acredito fortemente que não… como eu sou dado ao estudo não só da programação, Internet, mas também de programação neuro-linguística sei que sim, é possível criar um viral, algo tão extraordinário que é impossível de não ler ou assistir, pois é então aqui vamos nós!

Ponto em comum

É preciso encontrar um ponto em comum, algo que seja interessante ao publico alvo, de preferencia algo muitas pessoas tenham em comum para que o efeito viral se torne mais eminente.

Algo novo

Ah algo novo, parece tão difícil de criar! Pois é parece mas não é. Quando Miley Cyrus, fez o vídeo clip Wrecking Ball estar em cima de uma bola de chumbo com uma corda aquilo era algo novo. Pensa por exemplo em algo novo como: um novo piropo/cantada que se diz a uma mulher, que nunca foi inventado… Algo genuíno, seria como tornar o ponto em comum mais inovador. Existem vários estudos que comprovam que quando as pessoas recebem estímulos repetidos a informação é automaticamente rejeitada pelo cérebro, então algo novo impossibilita a rejeição da informação apresentada.

Forte componente Emocional

Uma forte componente emocional aliada a tudo isto faz toda a diferença, as emoções têm um poder enorme nas nossas vidas, e para quem vê o nosso viral não é diferente. Existe uma ciência por de trás disto chamada PNL, ou programação neuro-linguista, porém para causar emoções fortes não é preciso saber disto, basta causar por exemplo o riso das pessoas. Faze-las sentir bem com o conteúdo mostrado, dar uma bela gargalhada pode ser ótimo! Quando alguém sente uma forte injeção de emoção tudo o que está a ser mostrado é facilmente gravado pelo cérebro, e isto ajuda muito.

Considerações finais

Estas são as linhas mestras para qualquer tipo de viral, seja um texto ou um video. Lembra-te também que deves expressar a ideia inicial no menor tempo possível e que deves também ser informal sempre que possível, para se atingir o povo deve-se falar a lingua do povo, porém com sabedoria. É de lembrar que grandes empresas como a Coca-Cola usam as técnicas descritas acima, de forma bem consolidada e obtêm ótimas vendas, então que tal começares a pensar em alguma ideia e elabora-la com base nestas linhas mestras. Então aqui está a receita perfeita, agora temos algo que todas as pessoas gostam, misturado com algo novo o que faz com que não sejas bloqueado pelo cérebro delas, junto com uma forte componente emocional que fará com que tudo seja gravado no cérebro das pessoas.

Deixo aqui um exemplo que re-postei aqui de um viral do facebook (apesar de ter publicado no youtube para me facilitar a vida então não irá ter visualizações…) depois comenta as linhas mestras que achas-te no vídeo.

Hasta la pasta!

Luis

Um ser livre pensante e um amante de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *