Luis Faria – Vibrações Tecnológicas.

Devo usar socket ou porta em servidores Web

Vamos falar um pouco de como optimizar aplicações e optar por socket ou porta, aí vamos nós!

Porta:

Primeiro de tudo entender o que é uma porta, porta é um caminho aberto para conexões exteriores ou internas em algum serviço, e existem portas padronizadas para a Web o nosso navegador quando se comunica com protocolo “http” usa a porta 80, ou “https” porta 443. Para nos comunicarmos com qualquer servidor externo naturalmente usamos o seu IP e a sua porta conhecido como IP:PORTA

Socket:

Socket é usado para uma única comunicação entre duas aplicações na rede. Os aplicativos podem criar vários sockets para se comunicarem entre si, quando um socket é criado, é escrito um caminho para ele numa localização fixa no servidor.

Socket ou Porta?

Se estamos a falar de um listen para comunicação com o exterior a resposta é óbvia por padrão é usado o IP:PORTA, então é porta, porém para fazer listen em comunicação com algum serviço, por exemplo nginx com o php, o correto é usar socket, e o motivo é que pelo socket ter um caminho dentro do servidor a latência para comunicação interna via socket é muito menor que por porta, apesar de porta também ser usado. Em testes feitos por mim apenas ao trocar para socket foi possível verificar que o processo ficou duas vezes mais rápido, e isto é extremamente importante para aplicações ou sites escaláveis.